Sexta-feira, 13 de Outubro de 2023

13 octubre 2023

Gl 1,13-15; 2,1-2;

Sl 9;

Lc 11,15-26

A pequena Teresa, cada vez que comungava, parafraseava as palavras de São Paulo Apóstolo na carta aos Gálatas, dizendo: “Eu não vivo mais, mas Jesus vive em mim”. Compreendeu perfeitamente que o coração humano não pode ficar vazio, que alguém deve viver nele. E a escolha é simples: se Cristo que traz a paz não habita nele, então todos os espíritos malignos mencionados no Evangelho de hoje viverão ali, trazendo apenas caos e divisão interior.

O sacramento da penitência e da reconciliação é um instrumento da grande misericórdia de Deus. Não há uma hora ou um minuto no relógio em que o homem não receba o amor de Deus. Todos os dias, em muitos lugares e igrejas do mundo, milhares de pessoas deixam os confessionários e se tornam pessoas sem pecado, com um “coração puro”. No entanto, é preciso que Cristo viva neste “coração purificado” o mais rápido possível. Só ele, como verdadeiro Deus, pode dar paz interior ao homem e torná-lo verdadeiramente livre.

Que esta Palavra que recebemos hoje seja um encorajamento para permitirmos que nossos pecados, nossa escravidão e nossos apegos morram, para finalmente vivermos uma vida plena para Deus. Tudo o que é necessário para realizar esta tarefa é nosso consentimento, para que finalmente Cristo possa habitar em nossos corações. Você está pronto para dizer a ele: “você mora no meu coração”?