Segunda-feira, 2 de outubro de 2023

02 octubre 2023

Santos Anjos da guarda

Zc 8,1-8;

Sl 101;

Lc 9,46-50

É tão natural ser o primeiro; afinal, desde cedo sempre sonhamos em ganhar um concurso ou obter os melhores resultados na escola. Isso nos colocou em uma determinada posição e nos deu esperança nas vitórias subsequentes. Hoje, no Evangelho, os discípulos tentaram sonhar acordados e seus pensamentos foram muito além do pensamento de Jesus. A grandeza do mundo não é a grandeza do Reino de Deus, porque Cristo não é deste mundo. Como exemplo, o Messias mostra uma criança pequena e a coloca ao lado dele. Os discípulos estavam distantes em seus corações e mentes. Eles não estavam perto de seu Mestre.

Aqueles que se engajam no trabalho missionário correm o risco de um erro semelhante. Podemos inventar novos projetos, ganhar muito dinheiro, construir igrejas, mas perder a proximidade com o Messias. A grandeza de um apóstolo é reconhecida pela sua proximidade com Cristo. O título do Evangelho de hoje poderia ser "controvérsia sobre prioridades". A disputa estará em nossos corações, só que deve ser sobre a primazia de Deus. Tudo o que fazemos todos os dias, em casa, na igreja, no trabalho, nos faz uma pergunta: Cristo está em primeiro lugar? Santa Teresa do Menino Jesus, padroeira das missões, vivia num convento de clausura, abrindo o coração e rezando aos cinco continentes. Santa Teresa disse: “Nunca ouvi sua voz, mas posso sentir que Cristo está em mim a cada momento, está me guiando e me inspirando sobre o que devo dizer ou fazer”. Ouça a voz de Deus e você descobrirá quem você é e quão grande você é aos olhos dele.